Aprenda como jogar Pauper Commander

Nessa página estão as regras do formato Pauper Commander, e um convite: jogue conosco nas mesas via spelltable, basta entrar em contato pelo Instagram ou grupo do WhatsApp, os convidados são encaminhados nosso canal do Discord com todos os convidados futuros e anteriores.
Image

Construção do baralho


Formato de 100 cartas, válido apenas uma cópia de cada carta, exceto para os terrenos básicos;

Deck com 99 cartas (98 com partner), sendo que todas as cartas devem ser comuns. Qualquer carta que tenha saído comum (físico ou mol) em alguma edição é válida;

Um comandante (ou dois partners - incomuns), sendo qualquer criatura incomum. Antecedentes também podem estar na zona de comando, desde que seja incomum também. Planeswalkers não são válidos como comandantes;

Todos as cartas do baralho DEVEM pertencer à identidade de cor do comandante. Um exemplo de identidade de cor está na imagem ao lado, Cavaleiro Alma-de-Dragão é uma criatura incomum vermelha, mas também possui uma habilidade que usa os símbolos branco, azul, preto, vermelho e verde,  por isso o deck pode possuir as 5 cores (e incolor).

Detalhes do formato


Formato ideal para 3 a 4 jogadores em uma única mesa. Os participantes começam com 30 pontos de vida, e o dano letal (dano apenas de combate) do comandante é 16 (50% +1 da vida inicial);

O comandante começa na zona de comando, e pode ser jogado como se estivesse em mãos;

Quando o comandante muda de zona (exemplo: morto, exilado), ele pode ser colocado de volta na zona de comando. Após ele sair da zona de comando pela primeira vez, há um custo adicional de 2 manas genericas para ser conjurado novamente para cada vez que ele voltou para sua zona de comando;

Se um comandante causar o dano total de comandante (16) a um jogador no decorrer do jogo (dano de combate), aquele jogador perde, independente do total de pontos de vida restante;

Exemplo: Tatyova, Druida Bêntica será lançada da zona de comando pela quarta vez, custará seu custo inicial e 2 manas incolores para cada vez que já foi lançado, um total adicional de 6 incolores extras.
Image
Image

Situações específicas


Devido ao fato de muitas cartas que usamos como comandantes não terem sido projetada como tal, ocasionalmente temos interações confusas com a zona de comando.

O reciclar por exemplo. As regras abrangentes são bastante claras de que você só pode usar a habilidade se a carta estiver em sua mão:

702.29a Cycling is an activated ability that functions only while the card with cycling is in a player’s hand. “Cycling [cost]” means “[Cost], Discard this card: Draw a card”.

Sigam as regras de cada habilidade, caso alguma habilidade peça que a carta esteja em maõs, não funcionará direto pela zona de comando.

O que pode ser um comandante?


O comandante deve ser uma magia de criatura. Arvoredo Dríade, por exemplo, é uma criatura, mas não uma magia de criatura. Não pode ser um comandante.

Obs.: na imagem Arvoredo Dríade é rara, porém a carta já foi lançada como incomum. Qualquer mágica de criatura lançada como incomum (físico ou mol) pode ser utilizada, mesmo tendo outras raridades ao longo do jogo.
Image
Image

E quanto aos custos alternativos?


Se o comandante tiver um custo de conjuração alternativo, você poderá conjurá-lo pelo custo alternativo. Entretanto, o imposto do comandante é aplicado a esse custo.

Exemplo: você pode jogar o Vaga-Pensador da zona de comando usando evocar. Se você jogar o Vaga-Pensador pela segunda vez, o custo de evocar será 4 de mana genérico e um de mana azul. Não importa se você conjurou o Vaga-Pensador por seu custo regular ou evocar na primeira vez. Imposto do comandante só se preocupa com quantas vezes o comandante saiu e voltou para a zona de comando. A habilidade evocar também aumentará a taxa. Portanto, se você evocá-lo com três manas e depois quiser lançá-lo novamente sem evocar, ele custaria sete manas, não cinco.

O mesmo se aplica a outras formas de custos alternativos, como afinidade.

E quanto aos modos alternativos?


Se o comandante tiver um modo de 'castar' alternativo, você pode, em geral, lançar qualquer um dos modos da zona de comando. Por exemplo, um comandante com metamorfose pode ser lançado como metamorfose. O imposto de comandante aplica-se ao modo de lançamento alternativo e, novamente, independentemente do modo em que o comandante é lançado, o imposto de comandante aumentará para quaisquer lançamentos futuros em qualquer modo.

Portanto, você pode conjurar Sábios do Olho do Dragão com a face para cima por duas manas ou como metamorfose por três. Independentemente do modo que você conjurou pela primeira vez, na segunda vez, custará quatro para conjurar com a face para cima ou cinco manas como uma metamorfose.
Image
Image

E aventura?


A declaração oficial do Comitê de Regras sobre a mecânica de aventura é que: "O atributo do comandante é designado a todas as partes de um comandante".

Isso significa que tanto a aventura quanto a criatura são afetadas pela taxa de comandante quando lançada da zona de comando.

Se a aventura for colocada em um cemitério, no exílio ou em qualquer outra zona, o comandante pode ser colocado na zona de comando da mesma forma que a parte da criatura pode. Se a criatura for lançada do exílio através da mecânica de aventura, a taxa de comandante não se aplica à criatura.

Tanto a aventura quanto a magica de criatura compartilham a taxa de comandante. Você lançou a aventura duas vezes e a criatura uma vez? Para lançar a aventura ou a criatura mais uma vez, o custo é aumentado em 6 manas.

Como funcionam os parceiros?


As cartas com a habilidade de parceiro funcionam da mesma forma que os comandantes EDH. Dois comandantes que fazem parceria podem ser usados ​​como comandantes parceiros. O deck nesse caso é composto por 98 outras cartas, e o imposto do comandante é separado.
Image
Image

Cartas banidas


As seguintes cartas são banidas do Pauper EDH:

  • Rêmora Mística
  • Estudo Rístico
  • Cartas que a Wizards removeu dos formatos construídos (lista aqui)
  • Cartas do tipo Conspiracy (lista aqui)
  • Cartas que se referem à ante mecânica (lista aqui)
  • Cartas com borda cinza

Regras da Casa


O PDH é um formato casual. Como tal, abusem totalmente de quaisquer regras da casa que você goste e com as quais se divirta. As regras expostas aqui na página são a base comum (em parceria com outros comitês) em que nos apoiamos e podemos usar ao encontrar novos jogadores de PDH, pEDH, Commander Pauper, Pauper Commander.

É importante para nós como braço oficial do comitê do formato possuirmos regras claras e oficiais, mas isso não significa que seja errado jogar em qualquer variação que você queira.
Image