Blog

Top comandantes incomuns multicoloridos de 2021

O ano de 2021 já está acabando, e nesta retrospectiva iremos falar sobre os novos comandantes que trouxeram muitas coisas novas para o formato Pauper Commander. Na lista a seguir, tentamos escolher um criatura incomum não-lendárias e multicolorida lançada neste ano para exemplificar como o Pauper EDH é um formato dinâmico e irreverente.

Crimsom vow:  Ancient Lumberknot
Esta é a primeira vez que este efeito aparece em um comandante válido no Pauper Commander. Um deck criado em volta de criaturas com grande resistência é sem duvidas muito resiliente. Todas as criaturas inofensivas que eram 0/1 agora podem causar um bom estrago, assim como as pequenas fichas 1/2  ou toda a família dos treefolk. Faça da defesa o melhor ataque abusando da habilidade do Ancient Lumberknot!

Midnight Hunt: Fleshtaker
Fleshtaker pode ser usado como um voltron ou apenas mais uma versão de aristocratas com sua incrível manipulação de topo. A combinação de cores é perfeita para tirar proveito da criação de tokens e/ou retornar criaturas do cemitério para a mão. Esteticamente falando, a arte da carta é super creep . Nenhum milharal é seguro em innistrad com Fleshtaker a solta!

Adventures of fogotten realms: Trelasarra, Moon Dancer
Trelassara resolve um problema que todo deck de ganhar vida possui: Ela oferece a chance de realizar manipulação do topo ao mesmo tempo em que cresce com marcadores +1/+1. Ganhar vida durante o seu turno ou no turno dos oponentes não é nenhuma dificuldade para esta combinação de cores e com o scry adcional, você garante que sempre irá comprar a carta que deseja.

Strixhaven: Witherbloom Apprentice
A habilidade de magecraft já se provou muito eficiente, e com o uso (e abuso) da geração de copias com a mecânica de storm, fica fácil gerar muitos triggers com o uso do comandante. Utilizar estratégias focadas em mágicas instantâneas e feitiços na combinação preto + verde é realmente algo inovador, que respira um novo sopro de vida para o formato.

Kaldheim: Svella, Ice Shaper
Svella cria mana rocks que irão te ajudar a criar mais mana rocks que irão te ajudar a jogar o deck todo assim que você conseguir chegar a um valor crítico de artefatos. Toda essa mana pode ser usada tanto para jogar coisas de graça ou para pagar as muitas mágicas que estiverem em sua mão. Svella é o Golos, tireless pilgrim do Pauper Commander. E vale lembrar que o Golos é tão forte que teve de ser banido no commander tradicional.

Modern Horizons 2: Ethersworn Sphinx
A habilidade de affinity já é considerada por muitos jogadores como sendo uma mecânica forte demais. A habilidade de cascade também é considerada por muitos jogadores como sendo muito difícil de se jogar contra. A esfinge junta estas duas habilidades em um deck rápido , com as duas melhores cores para proteção, em um corpo robusto com habilidade de evasão.

Commander 2021: Plaxcaster Frogling
Um reprint inesperado na edição de commander 2021, Plaxcaster frogling facilmente protege a criatura que você desejar. Simic é a combinação de cores que possui a capacidade de utilizar os marcadores +1/+1 ao máximo, e ter no comandante uma fonte de proteção incrivelmente difícil de lidar é realmente uma habilidade notável.

Considerações finais
Este ano de 2021 foi um excelente ano para o nosso querido formato Pauper Commander. Tivemos no total mais de 281 novas criaturas incomuns elegíveis para serem comandantes, muitas delas que vieram para ficar como decks extremamente fortes e versáteis. Tivemos mecânicas novas como as dungeons, mecânicas que eram silver border e passaram a ser oficiais (rolagem de dados), o retorno de mecânicas antigas como madness, affinity e exploit; tudo isso acompanhado pelo nosso constante crescimento no grupo de WhatsApp! Nós só temos a agradecer todo o carinho e  atenção que nos foram dados neste ano que se acaba.