Blog

Razões para jogar de Mono White no Pauper EDH

No Magic, cada cor e combinações de cores possuem as suas peculiaridades, e hoje iremos falar sobre os principais pontos para que você construa um deck de Pauper EDH utilizando a cor branca.
Decks Mono White recebem uma grande ostracização da comunidade por serem conhecidos como uma cor muito defensiva e que é sempre deixada de lado no design das cartas novas, contudo a cor branca já foi muito temida pelos jogadores oldschool.

A cor branca possui uma profunda interação com artefatos, encantamentos, proteções, prevenção de dano e cura. A cor branca acredita no bem maior, na unanimidade, na comunidade e estas crenças são representadas por sua afinidade tribal. O branco também é uma cor focada no combate, sendo abundantes em criaturas com iniciativa e vigilância, assim como também apresenta criaturas com voar e golpe duplo.
A unanimidade do branco, trás como melhor característica a sua capacidade de expandir suas habilidades para outras criaturas. É possível ver cartas brancas que não apenas dão iniciativa para uma criatura, mas também para o seu time inteiro. Estas características também estão presentes em outras habilidades. O sentimento de comunidade e sociedade do branco é também representado pela sua facilidade em gerar tokens de criatura e efeitos de antífona que dão +1/+1 ou até mesmo mais para todo o seu time.

Comandantes sugeridos
A seguir trazemos uma lista de diversos comandantes incomuns sugeridos para diferentes estratégias existentes no Pauper EDH. Talvez você tenha um deck Mono White em uma tribo ou tipo de deck preferido no commander tradicional ou pauper tradicional, aproveite e veja quais são as opções que o Pauper EDH pode te proporcionar. A quantidade de criaturas incomuns (lendárias ou não) é tão grande que podemos dizer que vão existir pelo menos uma criatura que te despertará o desejo de construir um deck.

Efeitos taxativos
O branco é uma cor temida pela sua capacidade de travar o jogo ou de criar efeitos se detrimentos a jogabilidade dos oponentes. Os chamados efeitos taxativos são efeitos que impõem aos jogadores uma restrição, custo maior ou até mesmo uma proibição. São excelentes comandantes para quem gosta de exercer controle sobre a mesa e não deixar que seus oponentes fiquem livres para fazer o que querem.


Encantamentos
Quando os encantamentos foram introduzidos ao jogo, o branco era uma cor que foi decidida para ser sua inimiga mecanicamente: Todas as remoções contra encantamentos vinham aliadas ao branco. Contudo, com um melhor desenvolvimento e a introdução das novas cartas, hoje o branco é uma das cores que mais interage com encantamentos e artefatos de maneira positiva. Até hoje no Pauper tradicional, os únicos tutores de encantamento são cartas brancas, e a quantidade de criaturas que interagem com eles também é grande.


Artefatos
Assim com foi com os encantamentos, os artefatos que eram inimigos da cor branca foram lentamente sendo incorporados nas sinergias desta cor, seja eles como próprias criaturas, tutores ou redutores de custos. Com a constante introdução de novos artefatos comuns em cada nova edição, decks de artefato vem sendo lentamente atualizados.

 
Equipamentos e auras
A cor branca tem uma conexão com equipamentos e auras que vem de desde as edições muito antigas, quando a color pie estava sendo modificada para se tornar aquilo que temos hoje. Como o branco já era uma cor que prezava pela interação com artefatos e encantamentos, ela também ficou encarregada de se envolver com equipamentos e auras. O seu foco em combate e a capacidade de melhorar uma criatura é um dos pontos principais na interação da cor com estas permanentes, visto que o branco busca pela capacitação de suas criaturas ao enfrentar as batalhas.

 
Proteção
O branco é sem dúvidas a cor com mais acesso a proteções. A cor branca tem acesso à proteção contra outras cores, contra criaturas, contra tipos específicos de permanentes e até mesmo contra custos de mana. Suas capacidades protetoras podem se estender a todas as criaturas do seu time ou apenas ao seu comandante, o que varia se você pretende ser mas Aggro ou Voltron.

 
Decks tribais
A cor branca é a cor nativa de diversas tribos no Magic, e sua capacidade de estender suas habilidades para as outras criaturas no seu time fazem com que estratégias voltadas ao combate e que dependam de suas criaturas prosperem de maneira eficiente. Mesmo que uma tribo tenha poucos integrantes, sempre é possível de se utilizar de criaturas com a habilidade de morfoloide.

 
Lifegain
O branco também é conhecido pela sua capacidade de resistência e perseverança, e suas qualidades são expostas mecanicamente na capacidade de ganhar vida. Se em combate ou com mágicas, o ganho de vida é essencial para abrir a diferença entre os jogadores. No Pauper EDH a vida inicial dos jogadores é menor do que no Commander tradicional, por isso estratégias que envolvem ganho de vida são excelentes para decks que pretendem prolongar o jogo.


Efeitos globais
O branco com seu lema de auxiliar o grupo e desenvolver a sociedade possui também a capacidade de momentaneamente aumentar o poder e resistência de suas criaturas. E melhor do que isso, o branco tem acesso a este aumento na forma de marcadores ou na forma de efeitos globais. Sejam eles para tokens ou criaturas de um tipo específico e até mesmo para suas criaturas em geral. A cor branca também tem acesso à alteração global de diversas habilidades relevantes ao combate, como por exemplo, iniciativa, golpe duplo, voar ou proteção.


Considerações finais
Este artigo tratou de sugerir diversos comandantes incomuns para que você tivesse a oportunidade de conhecer melhor as opções que o Mono White pode trazer. Não deixe que uma opinião formada sobre a cor branca te faça pensar que não é uma cor com estratégias válidas no Pauper EDH. Muitas das opções mostradas neste artigo são peças de combo ou são de decks onde é possível se incorporar combos. A cor branca é excelente para proteger as suas permanentes e muitas vezes consegue determinar o fluxo da partida aplicando uma proteção ou remoção no momento certo.