Blog

Combinações solitárias no pauper commander

As cores de um deck são pré-definidas pelas características do(s) comandante(s) escolhido(s) pelo seu criador. Diferentemente de outros formatos como modern, legacy e até mesmo no pauper, o formato Pauper Commander foi criado com uma regra muito importante de limitação no desenvolvimento dos decks, que é a regra sobre a identidade de cor do deck.

A identidade de cor do(s) comandante(s) irá determinar as cores que o seu baralho terá acesso. Como criaturas lendárias de 4 cores eram muito difíceis de serem feitas, para facilitar a criação de mais decks de 3 e 4 cores a wizards of the coast (empresa que desenvolve e produz o magic) desenvolveu a habilidade de parceiro, com o intuito de aumentar este numero de decks. Contudo, esta solução do commander normal ainda não chegou ao nosso querido Pauper Commander pois recebemos apenas parceiros mono coloridos, o que faz com que  fiquemos com algumas combinações de cores bem solitárias.

Este artigo vem trazer a tona quais são as combinações com o menor numero de comandantes oficiais, e qual o tipo de deck você poderá montar com cada um deles.

ABZAN –  branco, preto e verde
Armament corps – Tropas de armamento

A combinação abzan possui apenas uma carta que pode ser o seu comandante. Armament corps é uma criatura 4/4 humano soldado com a capacidade de distribuir 2 marcadores +1/+1 quando entra em jogo. A cor branca tem grandes interações com o tipo de criatura humano e com o tipo soldado, e as outras cores tem muitas interações com marcadores +1/+1 e -1/-1. É possível criar um deck voltado as habilidades de marcadores, blink, tokens, sacrifício,tribal de soldados, tribal de humanos ou ate mesmo combo de persistir.
Link para deck no moxfield: clique aqui.


JESKAI – Azul, Branco e Vermelho
Warden of the eye – Guardião do olho

A combinação jeskai possui apenas uma carta  que pode ser o seu comandante. Warden of the eye é uma criatura 3/3 efrite mago com a habilidade de que quando entra em jogo, você pode retornar para mão de seu cemitério uma carta que seja não-terreno. Este comandante pode devolver de seu cemitério artefatos, encantamentos, feitiços e mágicas instantâneas. É possível explorar ao Máximo a sua habilidade e tratar o comandante como uma peça do combo que utilizam o arqueomante e seus bem conhecidos amiguinhos, mas também é possível mesclar com decks de cascata ou storm. A combinação de cor é excelente para estratégias que utilizam prowess ou tribal de magos.
Link para o deck no moxfield: clique aqui.


TEMUR – Azul, Verde e Vermelho
Bear companion – Companheiro do urso

A combinação temur possui apenas uma carta que pode ser o seu comandante. Bear companion é uma criatura 2/2 humano guerreiro que ao entrar em jogo cria uma ficha de urso verde 4/4.  A ficha de urso tem um tamanho muito imponente e é um excelente alvo para populate assim como o trigger de entrada que pode ser abusado repetidamente nesta combinação de cores. É a melhor combinação para um tribal de barreiras, mas tribais de guerreiros, ursos ou até mesmo explorar a mecânica de grupo (party).
Link para deck no moxfield: clique aqui.


MARDU – Branco, Vermelho e Preto
Mardu Roughrider – Cavaleiro Valente Mardu

A combinação Mardu possui apenas uma carta que pode ser o seu comandante. Mardu Roughrider é uma criatura 5/4 do tipo Orc Guerreiro que possui a habilidade de proibir uma criatura de bloquear toda vez que ataca. A melhor maneira de explorar esta habilidade ao máximo é a de usar truques durante a fase de combate aliado a habilidade menace, o que fará com que seu comandante fique praticamente imbloqueavel. Com seus atributos iniciais 5/4 ele é um comandante agressivo e sua combinação de cores é perfeita para pressionar seus oponentes com dano de comandante.
Link para o deck no moxfield: clique aqui.


Conclusões
Podemos ver que apesar de poucas opções, todas elas levam a comandantes com interessantes pontos de vista para deckbuilding. Mesmo com poucas opções, você ainda pode escolher um deles e montar um deck totalmente único, nossas listas são apenas sugestões para despertar o seu interesse pelo formato. Nós temos esperança que um dia a WOTC lance parceiros com 2 cores na raridade incomum para que finalmente tenhamos uma grande quantidade de opções, mas até lá vamos brincando com estes comandantes disponíveis.