Blog

Comandande descoberto da vez - episódio 1

Olá colegas do formato, esse será meu primeiro artigo no site, espero que gostem ^^

Sou conhecido muito como um "deck builder experiente" ajudando muitas pessoas criarem decks de diversos formatos, pensei em começar trazendo comandantes bons no mesão mas poucos explorados no formato para vocês, nesse venho trazer uma comandante azul (mono blue), se você gosta de um deck azul não deixe de conferir!

A comandante da vez será Jalira, Polimorfista-mestre (Jalira, Master Polymorphist)

Ela possui uma habilidade que busca a primeira criatura que encontrar no baralho para o campo de batalha direto, trazer algo apelativo para o campo direto do baralho é muito bom, na cor azul você consegue arrumar/organizar o topo do deck mais fácil que outras cores sendo um bônus.

O que deixa a comandante viável é que você consegue ativar a habilidade em velocidade instantânea (instant speed), ou seja, você ativa no turno do oponente. Como você está com a cor que geralmente anula mais que outras, pode deixar as manas abertas e caso não precise interagir pode fazer a habilidade no passe para você.

Você já pode ter percebido que consta criaturas não lendárias na habilidade, ou seja, é uma habilidade que não atrapalha em nada o Pauper Commander ;)

Para ajudar ter uma visão melhor e/ou ajudar sua build (construção do baralho) vou deixar algumas peças legais a seguir com explicações:

 

Fichas (tokens)
Como a comandante precisa sacrificar uma criatura para trazer outra do deck para o campo, vamos trabalhar um pouco com criações de fichas com um custo baixo.

Lacaio Descartável (criatura que pode entrar turno um começando colocar 'block' na mesa, cria ficha direto do cemitério, cmc1)

Barreira de Corais (criatura que entra criando uma ficha, são 2 alvos para a habilidade da comandante, cmc3)

Campeão Enfeitado (criatura que entra criando uma ficha, são 2 alvos para a habilidade da comandante, cmc3)

Pioneira da Aviação (criatura que entra criando uma ficha, são 2 alvos para a habilidade da comandante, cmc3)

Abominação Aquilina (criatura que entra criando uma ficha, são 2 alvos para a habilidade da comandante, cmc3)

Prova Irrefutável (feitiço que cria uma ficha recuperando o slot com a pista, cmc1)

Alarmar (instantânea que diminui a força da criatura alvo deixando uma ficha na mesa, recuperando o slot com o draw, cmc2)

Acionar o Interruptor (instantânea que pode anular deixando uma ficha, cmc3)

Raio de Comando (carta que ninguém irá esperar antes de conhecer seu deck, toma o controle da criatura do oponente podendo atacar e usa ela para ativar a habilidade da comandante, cmc4)

 

Criaturas grandes
Sua condição de vitória será agredir e se defender bem e não combar, o que deixa esse deck bem legal no mesão por conta da cor ;)

Caranguejo da Carapaça Espelhada (criatura dois para um, anula se estiver na mão ou entra no campo com ward 3)

Terror Tolariano (conjuração facilitada se estiver na mão, ou entra no campo com ward 2)

Monstruosidade da Luz Pavorosa (ward2 com capacidade de ficar inbloqueavel, basta usar cartas ótimas no formato como Cruzeiro do Tesouro)

Cascavel-do-rio Listrada (resistência a magia, uma habilidade muito forte no formato; podendo ciclar na mão)

Megalodonte Espinhoso (resistência a magia, uma habilidade muito forte no formato; controlando o topo sempre que ataca)

Gigante Bentônico e Abocanhador D'água Fria (resistência a magia, uma habilidade muito forte no formato)

Serpente Mecanívora (conjuração facilitada trabalhando com ramp artefato, capacidade de ficar inbloqueavel)

Serpente da Costa da Espada // Onda de Emborcação (criatura dois para um, bounce alvo na mão, capacidade de ficar inbloqueavel)

Aviana Invocadora de Vento (criatura com evasão voar, podendo ciclar na mão fornecendo voar para outra no turno)

Golias Skaab (atropelar, uma habilidade pouco vista no azul; resistência 9 faz com que ele ataque e defenda bem)

Terror das Marés (criatura dois para um, ramp na mão e capacidade de ficar inbloqueavel)

Servo do Litoral (um bloqueador que tem a capacidade de ativar a habilidade da comandante novamente no mesmo turno)

Eteroquimera (criatura três pra um, na mão você consegue dar bounce segurando prioridade usando ela para ativar a habilidade da comandante, ou criatura entrando do deck com bounce alvo)

 

Bom, é isso pessoal, as cartas são indicações e ideias para vocês usarem na construção da Jalira, Polimorfista-mestre (Jalira, Master Polymorphist), não precisa acrescentar todas cartas no seu deck para ele rodar. Além das cartas vão ter ramps, proteções, anulas, vidência, várias peças que vocês podem explorar e montar do estilo próprio. A abordagem do texto foi direcionada apenas na habilidade da comandante da vez, não quero trazer uma lista completa fechada e sim fazer você soltar a imaginação dentro do pEDH / PDH / Pauper Commander ;)

Caso esteja conhecendo o formato agora e/ou ainda não conhece o grupo oficial do formato no Brasil do WhatsApp, não perde tempo e entra lá, vou deixar o link: clique aqui para entrar no grupo