Blog

A incomum da vez - episódio 3

Bem vindos a mais um “a incomum da vez”, onde iremos discutir sobre uma criatura incomum não-lendária , que pode ser o seu novo comandante! O que esta criatura faz de tão especial, quais são as opções dentro da identidade de cor, quais são as cartas recomendadas, tudo isso e muito mais você confere agora mesmo!  E a carta incomum de hoje é VIZKOPA GUILDMAGE – MAGO DA GUILDA VIZKOPA, que eu gosto de chamar carinhosamente de marimbondo.



Quem é o Mago da Guilda Vizkopa

O mago da guilda Vizkopa é uma criatura nas cores preto e branco, com custo de mana de apenas 2 e sua principal características são suas duas habilidades. A primeira habilidade permite que uma criatura ganhe lifelink até o final do turno, e a segunda habilidade permite que durante este turno toda a vida que você ganhar também causará dano aos seus inimigos. A coisa mais importante para se atentar a segunda habilidade é de que se você ativa-la duas vezes no mesmo turno, toda vida que você ganhar causará o dobro de dano nos oponentes. Se  conseguir ativar 3 vezes, irá causar o triplo... Apesar disso, o deck requer uma grande quantidade de mana para funcionar, mas quando você chegar a sete fontes de mana, vai poder prejudicar seus oponentes todo turno. O comandante é uma excelente forte para gastar toda a mana adquirida ao longo do jogo.  

Você vai gostar do deck se...
• Gosta de ganhar vida;
• Gosta de tirar a vida dos oponentes;
• Gosta da possibilidade de acabar o jogo em uma jogada;
• Gosta de deixar seus oponentes em situações difíceis;
• Gosta de decks dependentes do comandante;
• Se orzhov é a sua guilda preferida.

Talvez você não goste do deck se...
• Não gosta de criaturas pequenas;
• Prefere ganhar por combate;
• Prefere ganhar por dano de comandante;
• Não gosta de abusar de uma habilidade ou se aproveitar de uma mecânica;
• Não gosta de mágicas que tiram vida de oponentes;
• Prefere decks que tenham azul, verde ou vermelho.

Montando o deck do Vizkopa Guildmage

O plano de ataque do deck é muito simples: vamos ativar a segunda habilidade do Vizkopa Guildmage e ganhar o máximo de vida possível em um turno. Ao fazer isso, vamos criar uma grande distancia entre os pontos de vida de nossos oponentes e o nosso. Cabe lembrar que os oponentes não estão apenas lutando contra o nosso deck, eles também tem outros oponentes... O deck irá transforma-los em presas fáceis para que os outros jogadores os ataquem. Quando nossa quantidade de vida for a mais alta da mesa, podemos nos dar ao luxo de ser atacados e perder grandes quantidades de pontos de vida pois iremos ganhar mais em outros turnos.


Ao jogar 7 terrenos ou 7 fontes de mana, muito provavelmente você ganhará o jogo se jogar um congregar ou crypt incursion. Um crypt incursion contra um oponente que tem 7 criaturas em campo irá fazer com que cada oponente perca 21 de vida.  Um congregar com 10 criaturas em campo vai fazer com que você ganhe 20 de vida e cada oponente perca 20 de vida. No começo do jogo, eles estavam brigando, talvez um oponente já tenha causado 5 ou 7 pontos de dano nos outros jogadores... é neste momento em que você vira a mesa, ganha uma quantidade gigante de vida e deixa seus oponentes que não morreram em condições precárias, prontos para serem finalizados por quem sobrou.


Pergunta: O que acontece quando você dá para ratos da cripta ou zumbis gangrenosos a habilidade de lifelink?
Resposta: Você vai ganhar uma quantidade de vida inacreditavelmente alta, e seus oponentes vão perder

O rato e o zumbi causam dano em cada criatura, e para cada dano causado, se eles tiverem lifelink irão ganhar a quantidade equivalente. O zumbi te dará 2 de vida para cada criatura (incluindo as suas) e o rato te dá 1 de vida para cada criatura (incluindo as suas) . Existem muitas maneiras de dar lifelink para qualquer um dos dois, mas porque procurar se o seu comandante já faz isso pagando mana e ainda por cima pode fazer tudo isso no passar do turno, ou antes da manutenção de um oponente?

Truques de combate : por essa eles não esperavam!

As duas habilidades do Vizkopa Guildmage não precisam serem que o comandante seja virado, ou seja, você pode ativa-la no mesmo turno em que ele entrar e quantas vezes quiser pagar, a qualquer momento. É possível se aproveitar disso para ganhar vida em resposta a uma ação, a um bloqueio ou no passe entre uma fase para outra ou até mesmo no final do turno de alguém. Uma criatura grande está te atacando? Se utilize de magicas de combate para ganhar vida e se aproveite da situação.


Comandantes EDH tradicionais com estilos parecidos

O vizkopa guildmage  pode fazer muitas coisas, e talvez seja difícil de escolher uma delas para focar na construção do deck. Veja a seguir comandantes de EHD tradicional que possuem estratégias de jogo parecidas. Se você gosta de um deles ou já tem um montado, você já estará familiarizado com as táticas do deck!

Vito, thorn of the Black rose: O vito faz exatamente a mesma coisa que o vizkopa guildmage, pagando valores diferentes. É exatamente o mesmo plano de jogo, exceto que o Vizkopa tem acesso ao branco, custa menos mana...

Karlov of the ghost concil: Karlov usa a vida ganha como munição para eliminar criaturas problemáticas, assim como o vizkopa guildmage usa a vida para eliminar jogadores problemáticos.

Vona, butcher  of Magan: Vona usa a vida ganha como munição para eliminar permanentes problemáticas, assim como o vizkopa guildmage usa a vida para eliminar jogadores problemáticos.

Oloro, ageless ascetic: Oloro é conhecido como um deck tradicional de ganho de vida, e sua capacidade de usar a vida para comprar cartas sempre foi muito utilizada. O deck da Vizkopa guildmage pode não ser um oloro, mas vai tentar te dar o máximo de vida possível.

 

Link de um exemplo de deck: https://www.moxfield.com/decks/5kdoTrcUXEujL9QRiliR8w